segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Atividades Sensoriais


Uma das coisas que eu simplesmente Amo fazer com o Vinicius são atividades sensoriais.
Demorou um bom tempo ate que eu entendesse a importância e os benefícios deste tipo de atividade. Hoje tenho como um verdadeiro aliado.

Eu sei que cada criança e diferente mas o que tenho percebido com o Vinicius e que sempre que esta muito agitado e eu ofereço uma atividade sensorial ele se acalma, fica mais concentrado, focado e relaxado. Ele curte muito essas atividades e e capaz de passar muito tempo interagindo com ela. Numa ocasião ficou por uma hora inteira so interagindo com uma caixa sensorial. Impressionante!
Então quando eu percebo que ele esta agitado ou desinteressado de fazer atividades, eu proponho a atividade sensorial como primeira coisa do dia! Na maioria das vezes da super certo, quando acaba esta pronto para outras atividades que exijam mais concentração.

Atividade sensorial e um treino muito interessante para as mamães que piram na bagunça, tem que fazer vista grossa mesmo, claro que e importante estabelecer limites para a "bagunça" e combinar para que a criança ajude na limpeza. Aqui em casa eu tenho um tapete que coloco em cima do carpete, ele pode brincar em toda a extensão do tapete, mas não pode passar para o carpete.  Claro que sempre passa alguma coisa, mas e importante ele saber delimitar o espaço que tem para interagir com a atividade.

Hoje resolvi fazer uma seleção de diversas atividades que fizemos para servir de inspiração, e o mais legal e que na maioria das vezes podemos usar material que temos em casa! No mundo das atividades sensoriais o céu e o limite!


Recipiente com farinha 

Saco de gel com gliter (Vinicius AMA)

Aveia e agua para misturar


Maos a massa (Aveia e agua)


Neve de fralda descartavel tingida com corante verde

Arroz cru e varios potes

Macarrao temperado com tinta (não comestível, so de brincadeira)

 Massinha caseira- Adora mexer com farinha

Mas detesta quando começa a grudar na mao

Pintura usando as maos


Pintura com as maos 

E com os pes. Por que não?





Nenhum comentário:

Postar um comentário