terça-feira, 12 de agosto de 2014

8 Atividades para trabalhar com o Nome


Uma das atividades que sempre faço com o Vinicius e o reconhecimento e treino do nome.
Fiz uma seleção com 8 atividades para mostrar aqui como eu trabalho, ele não gosta muito de escrever, eu respeito isso, não forço mas ainda assim trabalho quase todos os dias com o nome.
Ele ja sabe reconhecer as letras, e agora está aprendendo a ordem delas no proprio nome. Quando estiver pronto para a escrita será mais fácil de aprender.

1- Pareamento de Letras



Tenho um carinho muito especial por essa atividade, em especial por essa foto, pois foi a primeira atividade que fiz com o Vinicius depois de ter tomado a decisão de fazer Homeschooling.
Eu colei as letras formando o nome dele em cima, e deixei um set formando o nome dele como se fossem flash cards, mas embaralhados. Ele tinha que parear as letras iguais para formar Vinicius.
Como voces podem ver na foto, ele não seguiu a sequencia das letras do nome, mas foi pareando aleatoriamente, na época que fiz essa atividade foi super valido pois ele estava aprendendo as letras.




2-  Colagem



 Faço algumas variações dessa atividade, basicamente escrevo o nome dele numa folha de papel e como eu trabalho letras maiúsculas e minúsculas junto, vou alternando nas atividades de colagem.
Daí eu uso macarrão, massinha, lã e o que mais a imaginação permitir!


3- Pontinhar no Isopor

Essa é uma atividade que SEMPRE faço por aqui. Geralmente escrevo o nome dele na placa de isopor e peço que ele pontilhe as letras usando um palito de dente. 
Nas primeiras vezes eu fazia apenas a letra V, nem sempre ele seguia a proposta da atividade e as vezes ficava pontilhando aleatoreamente no isopor. O importante é que estava treinando o movimento da pega do lápis que é super importante no processo da escrita. Com o passar do tempo ele foi se familiarizando com a atividade e ao mesmo tempo progredindo, foi quando passei a escrever o nome dele.




4- Pareamento Maiúsculas e minúsculas utilizando as letras do nome

Para essa atividade eu utilizei um rolo de papel filme (so o rolo de papelao) mas tambem pode ser usado com rolo de papel higienico; e adesivos.
Eu escrevi o nome dele em letras maiúsculas no rolo de papelão e nos adesivos as letras minúsculas. Ele tinha que retirar o adesivo e colar na letra correspondente no rolo de papel.



5- Categorizar 

Atividade super simples onde a criança pega uma letra do alfabeto aleatória e coloca no lugar mais adequado: Letras que pertencem ao meu nome ou Letras que não pertencem ao meu nome




6- Nome com palito de picolé



O objetivo dessa atividade depende do nível em que a criança se encontra. Se não domina as letras que pertencem ao nome, pode ser usado com um cartão para fazeer o pareamento. Caso já conheça as letras, pode ser usado para treinar a ordem das letras.


7- Utilizando brinquedos com o nome



Uma dos objetivos do Homeschooling é "Aprender brincando", melhor ainda se a gente pode utilizar os proprios brinquedos da criança para atingir esse resultado, não é mesmo? Eu utilizo peças de Legos e carrinhos para treinar o nome e a ordem das letras. Por aqui é sucesso garantido!
Agora aqui em casa estamos trabalhando na ordem das letras, sem a ajuda do cartão do nome, eu inventei uma musiquinha para ajuda-lo a lembrar da ordem, mas nem sempre dá certo, como vocês podem ver nas fotos abaixo. O importante é continuar tentando!



Aqui ele estacionou os carros começando pela direita

8- Escrever

Como já comentei aqui, Vinicius não demonstra interesse na escrita, mas ainda assim eu sempre ofereço um card que meu marido criou no computador e eu plastifiquei, assim depois do uso é so limpar e está pronto para o proximo uso. Essa atividade não é muito popular por aqui por enquanto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário