quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Homeschooling e a Impressora


Venho pesquisando e namorando o Homeschooling há cerca de um ano e meio, mas fazem oito meses que decidi usar o que eu tinha em casa, e não perder mais tempo sonhando com os materiais maravilhosos que as pessoas fazem, ou curriculum americanos de dar água na boca, ou ainda um espaço totalmente adaptado para ser a sala de aula da criança... 
Claro que tudo isso é muito bom e até importante, mas não é o fundamental!
Em janeiro de 2014 eu simplesmente decidi dançar conforme a música e hoje quero dividir com vocês o que eu descobri durante esse tempo...

Descobri que sou mais criativa do que pensava, não sou nenhuma expert em artes ou em projetos manuais, mas eu consigo fazer algo legal, meu filho gosta e isso é o mais importante.
Atividade que criei com rolo de papel higiênico

Letras de massinha caseira assada no forno e pintada com quache


Descobri que sou divertida! Meu filho adora passar tempo comigo brincando e aprendendo. A gente ri, rola no chão, canta, dança, pula e por várias vezes ele disse que prefere brincar comigo ao ver TV!


Descobri que sou adaptável, eu não tenho um cômodo da casa separado para nossas aulas, com móveis adaptados para a idade do Vinicius, com paredes repletas de desenhos e cartazes coloridos ou alfabeto e números por todos os lados. 
Bem que eu queria, sonho muito em ter um espaço assim, mas a minha realidade hoje não permite. O que fazer? Chorar? De maneira alguma! Vamos adaptando, meu material de Homeschooling fica numa box enorme que eu carrego pra cima e pra baixo para ter nossas aulas. 
Um dia a aula é no quarto, outo dia é na sala, as vezes na cozinha e assim vamos sobrevivendo.
Aula na cozinha
Aula no chão da sala

Aprendi a não dar ouvidos para opniões contrárias, nem todo mundo, pra falar a verdade a grande maioria não concorda com a educação domiciliar, mesmo aqui no Reino Unido onde a prática é legalizada as pessoas não veem com bons olhos. 
Já passei da fase de debater, argumentar, de falar sobre socialização, blá, blá,blá... Hoje não perco meu tempo com isso, até porque tenho muito o que ler, pesquisar, planejar para as aulas do meu filho!


Descobri e me impressionei com a capacidade que tenho de ser sensível, flexível e atenta as preferencias e gostos do Vinicius. Se tem algo que ele gosta no momento, eu adapto todas as atividades para esse tema, assim ele curte e a aula rende muito mais. 
Se ele não quer fazer algo, eu não forço, tento outra abordagem e se ainda assim não funcionar, espero o tempo dele, que pode ser 20 minutos, duas semanas ou até um mês. Hoje eu sei que ele fará quando estiver pronto!

Spiderman como aluno em um dia


Meu aluno o Pirata
O mais incrível que eu descobri nesses oito meses é que não preciso (embora ajude muito) de ter uma impressora feroz imprimindo cada atividade maravilhosa que acho na internet! Só agora depois de oito meses me lembrei que uma das desculpas que eu tinha para não começar o Homeschooling com o Vini era a falta de uma impressora, naquela época eu achava que educação  domiciliar se resumia a fazer atividades sentado numa mesa o dia inteiro, na minha cabeça era impossível fazer Homeschool sem no mínimo uma impressora! Hoje eu sou grata por não ter comprado uma impressora para isso e, sinceramente nem sei se quero, Vinicius precisa muito de atividades práticas, hands on para desenvolver as habilidades necessárias para a idade dele, ainda terá muito tempo para escrever.


























Sem dúvida a coisa mais importante que descobri é que eu posso sim ser protagonista na educação do meu filho. Eu não tenho todas as respostas, não domino todas as disciplinas, mas tenho vontade, curiosidade de pesquisar, aprender para ensinar e aprender com ele, pois essa nossa relação, muito mais profunda que a relação entre aluno-professor, é sim uma troca de experiencia diária entre mãe e filho.

Ah só para constar eu descobri que AMO homeschooling!

Quero deixar registrado aqui o meu agradecimento ao grupo Homeschooling Brasil do Facebook, onde encontrei homens e mulheres apaixonados por educação domiciliar, eles me acolheram, responderam e respondem até hoje todas as minhas dúvidas, medos e incertezas. 
Com eles eu aprendo e me inspiro demais! Não sei se conseguiria fazer o que faço hoje sem o apoio do grupo e das pessoas maravilhosas que conheci atraves dele.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário