segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Diálogo, a melhor solução


Sabe aqueles momentos em que você percebe que está no caminho certo? Que o diálogo, honestidade e sinceridade faz muito mais sentido do que o sistema autoritário de fazer o que eu quero e ponto final. Pois é, hoje foi um desses momentos!

Tem um personagem aqui em UK que é muito famoso, super conhecido com vários livros e desenhos na tv aberta e netflix, o Horrid Henry. Desde a primeira vez que vi o desenho, não gostei: segundo o Wikipedia Henry é um menino egoísta, malcriado, que não respeita nenhum tipo de autoridade!

Nos episódios ele é capaz de fazer o que for preciso para conseguir o que quer: mente, manipula, engana e ainda vive pegando no pé e humilhando o irmão mais novo, que é o oposto de Henry.

Nunca deixei o Vinicius assistir, sempre falei que o Henry fazia muitas coisas feias, ele nunca insistiu em ver o desenho ou querer o livro. Um dia um amigo dele veio aqui em casa e estávamos escolhendo um desenho para assistir, quando o amigo disse que queria ver. Vinicius me perguntou se podia e eu disse que ele fazia muitas coisas feias que eu não achava bom. Passou...

O tempo passou e hoje meu filho já tem uma certa maturidade de decidir o que é adequado ou não para ele (prezo muito por isso, senso crítico é fundamental) e hoje eu decidi assistir com ele um episódio do tal do Henry. Falei que iríamos assistir juntos, ele ficou surpreso e ao mesmo tempo animado, empolgado. 
Começamos a assistir. O desenho é horrível, o menino só fala gritando o tempo todo, de muito mal gosto mesmo. 

Com 7 minutos de desenho o Vinicius me pediu para desligar! Ele me pediu, não impus nada.
Claro que aproveitei a oportunidade e perguntei para ele o por quê dele não querer assistir. Ele me respondeu dizendo que ele faz muitas coisas feias, e começou a citar tudo o que achava que era errado ou feio que ele viu em sete minutos de desenho. 

Fiquei muito orgulhosa, felicidade que não cabia dentro de mim! Eu acredito no diálogo, eu acredito no senso crítico da criança avaliar o que é bom ou não para ela, segundo seus ensinamentos e na proporção exata de sua maturidade. 

As imagens abaixo foram retiradas da internet











Nenhum comentário:

Postar um comentário