segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Preparo para a escrita


Uma das coisas bem legais do Homeschooling é que não precisa ser uma estrada solitária, na verdade não deve mesmo. É super importante estar em contato com outras mães e famílias que compartilham da mesma filosofia de vida. Em breve farei um post sobre a importância de estar vinculado a comunidades, mas hoje quero ilustrar na pratica como é bom dividirmos nossas ansiedades e medos com pessoas que já estiveram ou estão na mesma situação.

Aqui em casa estamos sem rotina estabelecida há mais ou menos 3 meses, meu horário de trabalho ficou um pouco imprevisível e não tenho conseguido planejar do jeito que estávamos acostumados, é claro que essa falta de rotina interfere na maneira como o Vinicius interage com as atividades.

Continuo fazendo nossas atividades praticamente todos os dias, só que menos organizada e com nenhum registro do progresso dele. Me perdi um pouco, eu sei. E foi exatamente nessa hora que numa conversa normal de whatsapp, a querida Karen Lampe teve um insight que eu não tinha percebido e me deu várias dicas super úteis para usar com o Vinicius.

Em nossa conversa eu estava falando que desde que mudamos para essa casa, 4 meses atrás o meu marido ainda não havia pendurado o quadro branco na parede, e eu notei o desinteresse do Vinicius por escrita, ele nunca foi tão fã de escrever, mas com o quadro branco à disposição sempre desenhava, fazia letras, estava sempre praticando.

 A letra do Vinicius no papel é completamente difere da do quadro branco, e foi aí que a Karen me fez enxergar algo tão óbvio mas que passou despercebido por mim. Vinicius precisa treinar a musculatura da mão para escrever no papel, pois o atrito do lápis no papel exige muito mais força e precisão do que deslizar a caneta no quadro branco! Bingo! Vinicius precisa treinar exatamente isso: a escrita no papel.

 Hoje foi o primeiro dia que pegamos firme nesse quesito, não apenas a escrita no papel mas também  atividades que o leve a exercitar e fortalecer a musculatura da mão para estar pronto para escrita.
Como começamos hoje ainda não pude ver muito resultado, além do visível cansaço dele no final de uma hora e meia de atividades! 

Dentre as atividades fizemos treino de tesoura em diferentes superfícies (papel, papelão, massinha, canudo e caixa de ovo), colagem, traços e uma atividade com conta-gotas. 
Minha intenção é fazer pelo menos uma atividade dessas por dia. Depois conto o resultado aqui para vocês, de antemão registro meu agradecimento a Karen por todas as dicas!




















Nenhum comentário:

Postar um comentário