sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Rotina e Planejamento


Muita gente usa a palavra Rotina de forma pejorativa, nunca entendi o por que disso pois particularmente amo e PRECISO de rotina em minha vida. Sou uma pessoa muito desorganizada e esquecida (bagunceira também) se eu não tiver uma rotina extremamente detalhada é estabelecida eu piro, no sentido literal da palavra! Fico perdida, sem saber o que fazer, ansiosa e acabo por não fazer nada.

Descobri que Rotina e planejamento também fazem parte da minha família por completo e, isso inclui a educação do Vinicius. Uma das palavras chave do Homeschooling e "flexibilidade" e existem ramos do Homeschooling como o unschooling onde não há muito planejamento prévio, mas isso definitivamente não se aplica ao perfil e estilo de vida da minha família.

Bom, eu consigo claramente ver o progresso e desenvolvimento do Vinicius quando estabelecemos uma rotina, e o oposto também é verdadeiro: quando não seguimos nossa rotina sinto o Vinicius mais agitado, ocioso e disperso. Na verdade a rotina traz segurança para nós é saber o que acontecerá em seguida nos dá calma e tranquilidade para fazer nossos afazeres.

Sei que cada família e diferente e que nem tudo que se aplica a uma é igualmente eficaz para a outra, mas muitas pessoas que querem começar a educar os filhos em casa se perdem na rotina e planejamento. Comigo foi assim, passei seis meses lendo, pesquisando, vasculhando tudo sobre educação domiciliar que o tempo foi passando e eu tinha tanto conhecimento armazenado em minha cabeça, várias ideias maravilhosas mas não conseguia colocá-las em pratica!

Até que eu decidi começar, fiz um planejamento super básico: peguei um bloco e escrevi os dias da semana, depois decidi que iria trabalhar diariamente 3 atividades: matemática, linguagem e artes. Listei as 3 atividades que queria fazer a cada dia e em 20 minutos eu tinha 15 atividades diferentes para toda uma semana! Fiquei muito orgulhosa de mim mesma, foi quando lembrei que gostaria de trabalhar atividades de vida pratica também. Inclui e ali estava meu primeiro planejamento para a semana inteira!

Quando já tinha decidido as atividades que iria trabalhar, fiz uma lista do material que precisaria e assim fluiu! Estava começando a estabelecer uma rotina, e por ter as atividades semanais planejadas, isso me deu uma autonomia de se hoje o Vinícius não quer fazer X atividade, troco com uma que ele faria amanhã. Da super certo. No final da semana eu tinha a noção exata de tudo que tinha trabalhado com ele.

Claro que esse é só o começo, mas uma vez que você começa tudo fica mais claro! O importante é começar. Não deixe para amanhã, por mais simples que um planejamento pareça, faça com que se torne uma rotina, seja no sentido de parar, pensar e escrever as atividades como também no horário que começará a cada dia, o ritual que farão sempre ao começar as atividades.

Eu estou numa rotina louca (falta de rotina) há 3 meses e tem sido muito difícil para dar continuidade às atividades do Vinicius.  Espero que Setembro chegue logo pois terei minha escala de trabalho definida e isso me dará a base para planejar e estabelecer rotina. 

E você? Como você se sente com rotina? Precisa planejar as coisas com certa antecedência? Como funciona na sua família?




6 comentários:

  1. Marcy, conforme ia lendo ia sentido "a autora está dentro da minha cabeça" à excepção da parte de já ter feito algo. VC tem mail ou FB para onde eu possa falar com você em privado? Muito obrigada pelo post e Deus te abençoe, protegendo, inspirando, conduzindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Que bom que você se identificou com o post! Tem a fanpage do Posso ficar em casa, você pode mandar uma mensagem privada por la se quiser. Conte comigo para o que precisar!

      Excluir
  2. Esqueci de dizer meu e mail caso queira dar o seu em privado anacosta@hotmail.com. obrigada uma vez mais.

    ResponderExcluir
  3. oi, sou professora e pedagoga, nao acredito no sistema escolar e quero largar meu emprego para me dedicar exclusivamente a educaçao dos meus filhos em casa, quero ter contato com outraa maes que jah fazem isso. Gostaria de saber em relaçao a legalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Vivi, posso te dizer que será uma experiência muito intensa! De tudo: duvida, excitação, ideias, medo... Quando decidi começar senti muitas duvidas, medo, insegurança mas com certeza foi a melhor coisa que ja fiz. Eu não moro no Brasil, moro em Londres na Inglaterra e aqui e permitido, porem não e visto com bons olhos perante grande parte da sociedade. No Brasil ainda não e regulamentado mas ha uma discussão na câmara para legalizar o ensino domicilias. Conheco muitas muitas famílias que tiraram os filhos da escola. Se quiser conversar um pouco sobre isso manda uma mensagem privada na fan page do Posso ficar em casa que eu te apresento muitos grupos do qual faço parte! Beijos

      Excluir